A carta de Voltaire a Rousseau e a os motivos para não levar o socialismo a sério

Publicado: dezembro 2, 2016 em O que é o socialismo?

Apesar de Voltaire e Rousseau serem da mesma época e terem vivido o mesmo processo que dera origem a Revolução Francesa, eles possuíam linhas de pensamento contrárias e que seriam vistas como protagonistas no cenário político e econômico a partir de então. Para alguns autores, muito disse se deve a origem dos pensadores. Voltaire vivia na capital e participava ativamente da vida urbana, sendo um entusiasta da civilização moderna. Já Rousseau era de Genebra, e nunca conseguira se adaptar a vida agitada das grandes metrópoles. T Voltaire defendia a economia de mercado que surgia em sua época, a democracia, os avanços da tecnologia, artes e ciências. Suas ideias a respeito das liberdades individuais influenciaram muitos pensadores liberais. Já Rousseau acreditava na necessidade de um poder que igualasse os homens, era um crítico dos avanços da civilização moderna e defendia a ideia de um Contrato Social. Seu pensamento serviu de base para muitos dos socialistas utópicos, principalmente no que concerne sua critica a propriedade privada, a partir do Discurso da Desigualdade Entre os Homens.

Talvez a maior dicotomia entre ambos surge da perspectiva: homem natural (Rousseau) versus homem racional (Voltaire).  Rousseau acreditava que o homem nascia bom, mas era corrompido pela sociedade. Esta bondade representaria seu estado natural, no qual fora retirado no passado. Naquela época, não havia propriedades e todos eram iguais. Com o surgimento da propriedade privada, teria surgido a desigualdade e a necessidade de criar um meio de nivelar os homens quanto a seus direitos e deveres; o Contrato Social. Voltaire discordava. Para ele, o homem não nascia nem bom, nem mau, e o que o definiria seria o uso da razão em face de sua liberdade individual. Portanto, a sociedade não seria o problema, mas o mal uso das próprias potencialidades. Embora possuíssem perspectivas teóricas bem distintas, eram amigos de modo que trocavam cartas constantemente. Num delas, Voltaire comenta a obra O Discurso sobre a Origem da Desigualdade entre os Homens. Com um tom altamente irônico, Voltaire contrapõe o argumento do “bom selvagem”, do estado natural e as demais críticas de Rousseau ao mundo moderno de forma requintada e exímia.

Carta a Rousseau

30 de Agosto de 1755

Recebi, senhor, vosso novo livro contra o gênero humano, e vos agradeço por isso. Vós agradareis aos homens, sobre quem fala vossas verdades, e não os emendará. Ninguém poderia pintar um quadro com cores mais fortes dos horrores da sociedade humana, para os quais nossa ignorância e debilidade tem tanta esperança de consolo. Ninguém jamais empregou tanta vivacidade em nos tornar novamente animais: pode-se querer andar com quatro patas, quando lemos vossa obra. Entretanto, como já faz mais de sessenta anos que perdi este costume, percebo, infelizmente, que é impossível recomeçar, e deixo essa maneira natural àqueles que são mais dignos que vós e eu. Já não posso mais embarcar para encontrar os selvagens do Canadá, em primeiro lugar, porque as doenças de que sofro me prendem ao redor do maior médico da Europa, e não encontraria a mesma assistência junto aos Missouris. Em segundo, porque a guerra está sendo travada lá naquele país, e o exemplo de nossas nações tornou os selvagens quase tão perigosos quanto nós. Devo me limitar a ser um selvagem pacífico, na solidão que escolhi, perto de vossa pátria, onde vós devíeis estar.

Concordo convosco que a literatura e as ciências causaram ocasionalmente muitos danos. Os inimigos de Tasso fizeram de sua vida uma longa série de infortúnios. Os de Galileu fizeram-no gemer dentro da prisão, aos setenta anos de idade, por haver entendido como a Terra se movimenta; e o que é ainda mais desonroso, obrigaram-no a desdizer-se. Desde que vossos amigos começaram a publicar o Dicionário Enciclopédico, os rivais os desafiam com o tratamento de deístas, ateus e mesmo de jansenistas.

Se porventura eu puder me incluir entre aqueles cujos trabalhos não trouxeram mais do que a perseguição como única recompensa, poderei mostrar-vos o tipo de gente perseguidora que me prejudica desde que produzi minha tragédia Édipo; uma biblioteca de calúnias ridículas impressas contra mim. Um ex-padre jesuíta, que salvei da desgraça total, me pagou o serviço que lhe prestei com um libelo difamatório; um homem, ainda mais culpado, imprimiu minha própria obra sobre o século de Luís XIV com notas nas quais a mais crassa ignorância vomitou as mais baixas imposturas; um outro, que vendeu a um editor, usando meu nome, alguns capítulos de uma pretensa História Universal; o editor, ávido o suficiente para imprimir esse amontoado de erros crassos, datas erradas, fatos e nomes mutilados; e, finalmente, os homens covardes e vis o suficiente para me responsabilizar pela publicação desta rapsódia. Eu mostrar-vos-ei a sociedade contaminada por este tipo de homens – desconhecido em toda a antiguidade – que, não podendo abraçar uma profissão honesta, seja de trabalho manual ou de serviço, e desafortunadamente sabendo ler e escrever, se tornam agentes literários, vivem de nossas obras, roubam os manuscritos, alteram-nos, vendem-nos. Eu poderia lamentar-me porque fragmentos de uma zombaria, feitos há pelo menos trinta anos, sobre o mesmo sujeito que Chapelain foi burro o bastante para tratar seriamente, circulam hoje pelo mundo, graças à traição e avareza desses infelizes, que misturaram suas grosserias às minhas pilhérias, e preencheram as lacunas com uma estupidez equiparada somente à sua malícia e que, ao cabo de 30 anos, vendem por toda parte um manuscrito que é apenas deles, e digno tão somente deles.

Eu poderia acrescentar, em último lugar, que roubaram uma parte do material que eu juntei nos arquivos públicos para usar na História da Guerra de 1741, quando era historiador da França; que venderam a uma livraria de Paris esse fruto de meu trabalho; que nessa época invejaram minhas posses, como se eu estivesse morto e pudessem colocá-las à venda. Eu poderia mostrar a ingratidão, a impostura e o roubo me perseguindo por quarenta anos, do pé dos Alpes ao pé do meu túmulo. Mas o que eu concluiria de todos esses tormentos? Que não tenho o direito de reclamar; que o Papa, Descartes, Bayle, Camões e centenas de outros sofreram injustiças iguais, ou ainda maiores; que este destino é o de quase todos daqueles que foram inteiramente seduzidos pelo amor às letras.

Admita, senhor, que estas coisas são pequenas desgraças particulares de que a sociedade pouco se apercebe. Que importa para a humanidade que alguns zangões roubem o mel de poucas abelhas? Os homens das letras fazem grande estardalhaço de todas estas pequenas querelas, enquanto o resto do mundo ou os ignora ou disso gargalha.

De todos os desgostos afetando a vida humana, esses são os menos graves. Os espinhos ligados à literatura, ou um pouco menos de reputação, são flores quando comparados aos outros males que a todo momento inundam a terra. Admita que Cícero, Varrão, Lucrécio ou Virgílio não tiveram a menor culpa nas proscrições. Mário era um ignorante, Sila, um bárbaro, Antônio, um crápula, o imbecil Lépido leu um pouco de Platão e Sófocles; enquanto Otávio César, covardemente apelidado de Augusto, esse tirano sem coragem, agiu apenas como um assassino detestável no momento em que privou a sociedade dos homens de letras.

Admita que Petrarca e Boccaccio não fizeram nascer os problemas da Itália; que as brincadeiras de Marot não produziram São Bartolomeu, e que a tragédia de Cid não produziu a guerra da Fronde. Os grandes crimes são cometidos apenas pelos grandes ignorantes. O que faz e fará sempre deste mundo um vale de lágrimas é a avidez e o indomável orgulho dos homens, desde Thamas-Kouli-Kan, que não sabia nem ler, até um oficial de alfândega, que não sabe nem contar. As letras alimentam, endireitam e consolam a alma; elas vos servem, senhor, durante o tempo que escreveis contra elas. Vós sois como Aquiles, que se encolerizava contra a glória, e como o padre Malebranche, que, com sua imaginação brilhante, escrevia contra a imaginação.

Se alguém tem o direito de queixar-se da literatura, sou eu, porque em todos os momentos e em todos os lugares ela serviu à minha perseguição; mas deve-se amá-la, não obstante o mau uso que dela fazem; como deve-se amar a sociedade na qual tantos homens maldosos corrompem os suscetíveis; como deve-se amar a sua pátria, mesmo que ela nos trate com alguma injustiça; como se deve amar o Ser Supremo, apesar das superstições e do fanatismo que desonram tão freqüentemente o seu culto.

M. Chappuis disse-me que vossa saúde anda muito mal, deveis restabelecê-la na terra natal, aproveitando junto à sua liberdade, beber comigo o leite de nossas vacas, e passear em seus campos.

Muito filosoficamente e com a mais alta estima, etc

Voltaire

A conclusão é muito clara e seria vista em debates posteriores, como de Bakunin e Bastiat; os críticos da propriedade privada e dos avanços da civilização – tais como as artes e a tecnologia – louvam uma condição primitiva e temporária de nossa espécie. Tal periodo não era tão louvavel quanto o nosso, como muitos antropólogos e arqueólogos prova; era tão violento e injunsto quanto nos dias atuais. A propriedade privada, a economia de mercado, as ciências, as artes e a política ajudam a civilizar o homem no sentindo de polir seus costumes aperfeiçoando-o através das ideias. Foi graças a isto que surgiu o senso de justiça e nossa qualidade de vida pode chegar a níveis inimagináveis, como podemos notar desde o início da Revolução Industrial. Considerar que o homem que vivia a milhares de anos é de alguma forma mais puro e generoso e que sua forma de vida era tão nobre quanto a nossa, nos faz ignorar nossos avanços, tal como imprime um desejo pelo obsoleto. É retroceder e não avançar!

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Socialistas; passando vergonha bem antes do sistema ser totalmente teorizado.

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